quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Não caia no golpe do falso boleto!




O boleto bancário é uma das formas mais práticas para pagar contas, impostos, tributos, compras na internet e fazer depósitos em contas e carteiras digitais. Por ser versátil, acaba sendo utilizado por muita gente.

Essas possibilidades que trazem tantas facilidades também chamam a atenção de golpistas e, por isso, é preciso ficar atento ao utilizar o sistema para fazer seus pagamentos. 

Confira nossas dicas para não cair em golpes com boleto falso:

Sempre confira os números do código de barras
Nos boletos verdadeiros, os números do código de barras aparecem na parte superior e na inferior do documento e elas devem ser exatamente iguais. Como explicamos anteriormente, os três primeiros números da sequência correspondem ao código do banco que emitiu o boleto.

Verifique a fonte que emite o boleto
Os golpistas estão atentos às movimentações que fazemos, principalmente na internet. Se você fez alguma compra online ou acessou site de negociação, emita o boleto diretamente no canal oficial e não clique em boletos enviados por e-mail, SMS ou WhatsApp, caso isso não tenha sido acordado.

Confira os dados do boleto
Boletos falsos podem vir com erros de português. Por isso confira se as informações são verdadeiras e escritas de forma correta. Confira informações de data de vencimento, nome do beneficiário e o CNPJ. Em caso de dúvida quanto ao CNPJ, uma busca rápida na internet pode te ajudar a conferir se ele é real.

Fique atento ao valor
O valor total do boleto sempre aparece em dois campos do documento: no final do código de barras e também no espaço chamado “valor do documento”. Se esses valores não baterem, você pode estar com um boleto falso. Outro ponto de atenção é se o valor da cobrança está diferente do acordado ou diferente no caso de cobranças fixas.

Preste atenção aos dados do beneficiário
O CNPJ do emissor deve estar descrito no boleto bancário. Algumas empresas usam ou nome da razão social (nome oficial da empresa) e outras, o nome fantasia. Se você desconfiar do nome, vale fazer também uma busca rápida na internet.

Além disso, certifique que sua empresa contratou de fato esse serviço. Se você não possui relação comercial com o referido beneficiário, esse boleto não é devido.

Gostou das dicas? Seguindo todas estas orientações, você aumenta sua proteção e evita dores de cabeça. Compartilhe com seus amigos e familiares e ajude a evitar fraudes e golpes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ID Spam : Quem me ligou ?

Site de pesquisa: https://qualempresameligou.com.br/ Telefone : (19)3437-2628 Empresa: FOCO SISTEMAS DE TELECOMUNICACOES LTDA CN...